Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

                                                                        Sede Perfeitos
                                           Cap. XVII, de "O Evangelho Segundo o Espiritismo"
"Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos de vosso Pai que está nos céus, porque Ele faz nascer o seu sol igualmente entre maus e bons, e cair a chuva sobre justos e injustos. Com efeito, se amais aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também os publicanos a mesma coisa? E se saúdas apenas os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem também os gentios a mesma coisa? Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito."
Explica Allan Kardec que, estas palavras de Jesus, "devem entender-se no sentido da perfeição relativa, a de que a Humanidade é suscetível e que mais a aproxima da Divindade. Em que consiste essa perfeição? Jesus o diz: "Em amarmos os nossos inimigos, em fazermos o bem aos que nos odeiam, em orarmos pelos que nos perseguem." Mostra ele, desse modo, que a essência da perfeição é a caridade na sua mais ampla acepção, porque implica a prática de todas as outras virtudes. Com efeito, se se observam os resultados de todos os vícios e, mesmo, dos simples defeitos, reconhecer-se-á nenhum haver que não altere mais ou menos o sentimento da caridade, porque todos têm seu princípio no egoísmo e no orgulho, que lhes são a negação; e isso porque tudo o que sobrexcita o sentimento da personalidade destrói, ou, pelo menos enfraquece os elementos da verdadeira caridade, que são: a benevolência, a indulgência, a abnegação e o devotamento. Não podendo o amor do próximo, levado até o amor dos inimigos, aliar-se a nenhum defeito contrário à caridade, aquele amor é sempre, portanto, indício de maior ou menor superioridade moral, donde decorre que o grau da perfeição está na razão direta da sua extensão. Foi por isso que Jesus, depois de haver dado a seus discípulos as regras da caridade, no que tem de mais sublime, lhes disse: "Sede perfeitos, como perfeito é vosso Pai celestial."
Segundo o Espírito Públio, Jesus se vale do imperativo Sede Perfeitos "para que entendamos que a busca da perfeição é uma ordem, um ordenamento inadiável, uma meta insubstituível para todos. Dela não há como fugir. Na longa luta da vida, importa que entendamos a ordem dada pelo Cristo a toda a posteridade. A perfeição é a meta, mas aquela que, efetivamente, seja a que transforme a essência, não se limitando às formalidades sociais. Exercitai o que existe de melhor dentro de vós - afirma Jesus quando ordena a todos que sejamos perfeitos. Oriundos do foco da perfeição, não nos aceitemos como um rascunho do caos. como uma forma monstruosa que combina a origem divina com a perversão da ignorância. Não aceitemos para nossa vida a conduta indigna que é tolerada com naturalidade pelo grande cortejo das pessoas medíocres que vivem a mesmice apoiadas umas na fraqueza das outras, como uma grande coluna de cupins que tudo corroem até derrubarem a árvore de que se alimentaram e que, agora, deixará de existir e matará toda a colônia de fome. Desculparmo-nos com a célebre afirmativa de que: todo mundo faz, todo mundo se comporta assim, todo mundo anda desse jeito... é continuar corroendo o ambiente que ruirá e levará todos os que lhe sejam participantes para o abismo. A perfeição é um convite ao esforço diário, à dedicação que pede trabalho, ao caminho que nos espera o sacrifício de caprichos, de desejos, de nossa imperfeição. A existência dos genes divinos em nosso Espírito nos impõe o dever de fazê-los ativos em nós, sob pena de aniquilarmos, com nossos desejos torpes, as gloriosas destinações que poderiam nos fazer Espíritos a caminho do Pai, espelhando-lhe as virtudes excelsas. E só nos tornamos verdadeiramente positivados em nós através do exercício constante e diário, vencendo o entulho inferior dos nossos modos de ser, das formas mesquinhas de nos relacionarmos com os outros, dos padrões da maioria, acostumada sempre ao caminho mais fácil da descida. O caminho para o fundo do abismo pede apenas falta de freio. Subir exige suor, coragem e determinação. A ordem do Cristo é, ao mesmo tempo, estímulo e advertência: Estimula-nos sobre nossas possibilidades de melhoria, na condição de filhos da perfeição e nos adverte de que se não nos preocuparmos em suar, necessariamente teremos que chorar. Lágrima ou suor serão as gotas santas que nos aproximarão da perfeição. (Espírito Públio-Da Terra para o Céu-André L. Ruiz)
Públio diz que "os materialistas temem a Verdade do Espírito porque ela vem tirar deles os prazeres mentirosos nos quais se deleitam ou nos quais fazem incidir seus semelhantes de cuja invigilância ou inocência se valem para ficar mais ricos. Inoculam o medo e o desespero para, criando mais enfermidades, movimentarem a indústria dos medicamentos e exames. Propiciam a fome ou os conflitos sociais para que suas estruturas comerciais estejam em plena atividade de fornecimento. Os materialistas se opõem a uma ordem mundial onde o Espírito prevaleça sobre os interesses da matéria porque isso os tiraria do trono dourado onde se acostumaram a sentar, pachorrentos e preguiçosos e de onde, com o esforço apenas de um dedo, pensam poder controlar o destino do mundo e das nações. A busca da perfeição, no entanto, continua sendo o nosso dever porque, tendo sido criados pela Perfeição Absoluta, dela recebemos todos os estímulos para que lográssemos a vitória e a conquista dos objetivos elevados que um Espírito criado pela mais poderosa força do Universo pode imaginar para si mesmo. Se disseram que fomos feitos à imagem e semelhança do Pai, tenhamos o cuidado de nos esmerar na imagem real que espelhemos, a fim de que, por ver-Se refletido apenas em nossos defeitos e misérias, Deus não se veja colocado na galeria dos horrores, como mais uma das assombrações horripilantes que os homens são tão talentosos para inventar.
A capacidade de realizar o Bem é o fator distintivo da condição de espírito humano, já que, com liberdade ampla para agir, está em condições de conhecer o Mal e o Bem, escolhendo o seu caminho. Por isso o esforço do Mundo Espiritual para que não nos permitamos cair nas mesmas práticas que se acham tão arraigadas em nosso ser, herança ancestral de nosso estágio no mundo dos irracionais. Descobrindo-se, acima de tudo, HERDEIRO DE DEUS, mais do que herdeiro dos primatas, o Homem entende que o que lhe compete fazer para o prosseguimento de sua trajetória ascendente é vivenciar as lições que enaltecem a conduta moral, a elevação de sentimentos, a capacidade de compreender o seu estágio evolutivo ao lado dos outros, igualmente filhos do mesmo Pai e detentores dos mesmos direitos. O homem percebe que, enquanto preferir ser o Homem de Si Mesmo, o Homem do Mundo, estará impedido de ser o Homem de Bem, único estágio que o prepara para os vôos do espírito que o aguardam quando tiver que deixar a carcaça de cal a caminho do ser angelical.
O próprio Embaixador Celestial por Excelência, veio ao mundo para dizer que todos somos filhos da Perfeição. Não nos contentemos com menos, já que, dentro de nós, carregamos os cromossomos Divinos. Sejamos dignos deles, no esforço do Bem acima de todos os nossos interesses e desejos mundanos, sob pena de demonstrarmos que, em realidade, apesar de termos sido criados por Deus com a destinação gloriosa das estrelas, nos interessamos mais em recusar-lhe a paternidade e voltar para o ambiente primitivo da floresta.
(Espírito Públio-Relembrando a Verdade-André L. Ruiz)