Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

                          Deturpações no Espiritismo
Vários autores de nomeada têm, ao longo desses 158 anos, alertado para as tentativas de deturpação da Doutrina Espírita. O professor José Herculano Pires e o Dr. Ary Lex, entre outros autores encarnados e desencarnados, contribuíram enormemente para a manutenção da pureza doutrinária, com obras esclarecedoras, nas quais, agora, nos debruçamos.
O Dr. Ary Lex, profeticamente, asseverou: "Tememos que esteja ocorrendo, no Movimento Espírita, o que aconteceu com o Cristianismo primitivo. Enquanto ele contava com número reduzido de crentes e era perseguido, até com a tortura física e o sacrifício dos cristãos, foi puro, espiritualizado, como o Cristo nos legou. Mas, no momento em que foi admitido pelo poder temporal de Roma e as massas ignorantes o aceitaram, estas foram impondo suas crendices, suas superstições, trazidas do fetichismo e do paganismo. Foram nele infiltrando seus rituais, explicações infantis e nebulosas, solenidades, mistérios, palavras exóticas. À medida que o ritual avassalava a nova igreja, aliada agora de reis e imperadores, a essência do Cristianismo foi sendo relegada a segundo plano e, afinal, esquecida.
Com o Espiritismo há o perigo de acontecer o mesmo. Enquanto ele contava com ínfima minoria da população e seus profitentes eram injuriados e atacados por pastores de outras religiões, só os mais corajosos e com boa base doutrinária ousavam reunir-se nas Casas Espíritas. À medida que a palavra dos Espíritos passou a ser ouvida em toda a parte, à medida que os grandes médiuns começaram a atrair multidões, e os livros Espíritas clarinaram ao mundo os princípios da Terceira Revelação, multidões acorreram aos Centros Espíritas. Infelizmente não foram em busca de uma iluminação interior, de uma explicação para as torturantes dúvidas filosóficas, mas do remédio pronto e fácil para todas as mazelas do corpo e do Espírito. Essa grande massa de raciocínio simplista não possuía o menor interesse na Doutrina e, sim, no que poderia obter de imediato e material. Queria encontrar dentro do Movimento Espírita, os mesmos rituais e solenidades aos quais estava afeita.
Muitos dirigentes, temendo ficar com as Casas vazias, até hoje vão cedendo, fazendo sempre uma pequena concessão, aparentemente inócua, amanhã outra, e assim por diante. Quando se perceber, a prática mediúnica e as reuniões estarão totalmente deturpadas, com a introdução de vestes especiais, defumações, cantos e hinos, bustos e estátuas, oferendas, títulos nobiliárquicos, "casamentos espíritas", batizados, posições especiais para orar, etc."
Isso tudo constatamos aqui no Rio Grande do Sul e em outros Estados brasileiros. 
Agora, esta mesma massa ignara encontra-se também no Facebook e na internet em geral, utilizando-se do nome da Doutrina Espírita para espalhar crendices e bobagens, confirmando a visão profética do Dr. Ary Lex, lamentavelmente. Luiz Alberto Cunha 
Conheça a Doutrina Espírita através da música e dos audiobooks de Allan Kardec. Acesse: www.radiomundoespirita.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário