Páginas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Natal de Jesus

Natal de Jesus
Cristo nasceu? Onde? Quando?
Como já dissemos anteriormente, falando sobre o Mestre Incomparável, a Doutrina Espírita tem conhecimentos extraordinários sobre Jesus, isto é, para todos os que têm “olhos de ver” e “ouvidos de ouvir”, trazendo-os a público desde que se instalou na Terra, em 1857, o Consolador, sob a coordenação do inolvidável Professor Allan Kardec.
São informações valiosas que os Espíritos mais elevados têm transmitido, através da mediunidade, como também muitos escritores encarnados, pela própria condição de alcance e inspiração, têm contribuído definitivamente para o nosso esclarecimento. Segundo João, se fossem escritos todos os fatos que envolveram Jesus aqui na Terra, não caberiam no mundo...
Aos poucos, porém, a Espiritualidade Superior vai desvendando para a Humanidade sofrida da Terra, como aquela água da Fonte da Vida que Ele ofereceu à mulher samaritana, são maravilhas que vão nos sensibilizando, fazendo com que nossa sede seja saciada para sempre, melhorando-nos e, assim, melhorando o mundo em que vivemos.
Leon Tolstói, atualmente no Mundo Maior, dedica-se a pesquisar inúmeras questões sobre os ensinos de Jesus, tendo enviado para a Humanidade terrestre, por via mediúnica, vários livros que esclarecem e revelam como o Cristo acompanha a vida de todos os habitantes deste planeta, desde a época que o ajudou a formar-se, há 4 bilhões e 500 milhões de anos. Diz-nos o Espírito Tolstói que, agora na Espiritualidade, é que ele compreendeu mais amplamente toda a questão, por exemplo, da passagem de Jesus pela Terra, não tendo o mesmo fundado nenhuma religião como foi apregoado durante séculos por pessoas que se dizem seus representantes aqui na Terra.
Para Vinicius, "Jesus não é, como se imagina, criador de determinada escola, nem fundador de certa religião. Ele é o revelador da Lei, o expoente máximo neste mundo, da Vontade divina. Sua missão não teve início em Belém e finalidade no Gólgota. Ele vem, desde que o mundo é mundo, inspirando a Humanidade, orientando e apascentando este rebanho, no desempenho do mandato que o Pai lhe confiara. Jesus é a luz do mundo. Assim como o Sol não ilumina só um hemisfério, mas distribui à Terra toda seus benefícios, assim o Pastor divino apascenta com igual carinho todas as ovelhas do seu redil.  Jesus nasceu em Betlém há cerca de vinte séculos. Mas esse nascimento, como tudo o mais que com ele se relaciona, reveste-se de perpetuidade.  O natal do Mestre é um fato que se repete todos os dias: foi de ontem, é de hoje, será de amanhã. Os que ainda não sentiram em seu íntimo a influência do Espírito do Cristo, ignoram, em verdade, que ele nasceu. Só sabemos das coisas de Jesus por experiência própria. Só após Ele haver nascido em nosso coração é que chegaremos a entendê-Lo, já em Seus ensinos, já no que respeita à Sua missão neste orbe”. (Em Torno do Mestre-Vinicius)
Cristo nasceu? Onde? Quando?
E Vinicius continua, como ele próprio diz, invocando o testemunho de certas personagens cristãs como astros de primeira grandeza.
“Perguntemos a Paulo – onde e quando Jesus nasceu? Ele nos dirá: Foi na estrada de Damasco, quando eu, então intolerante e fanatizado por uma causa inglória, me vi envolvido na sua divina luz. Dali por diante, 'já não sou eu mais quem vive, mas o Cristo é que vive em mim'.
Indaguemos de Madalena, onde e quando nasceu Jesus. Ela nos informará: Jesus nasceu em Betânia, certa vez em que sua voz, ungida de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova, com a qual, até então, jamais sonhara.
Ouçamos o depoimento de Pedro, sobre a natividade do Senhor, e ele assim se pronunciará: Jesus nasceu no átrio do paço de Pilatos, no momento em que o galo, cantando pela terceira vez, acordou minha consciência para a verdadeira vida. Daí por diante, nunca mais vacilei diante dos potentados do século, quando me era dado defender a Justiça e proclamar a verdade, pois a força e o poder do Cristo constituíram elementos integrantes de meu próprio ser.
Chamemos à baila João Evangelista e peçamos nos diga o que sabe acerca do natal do Messias, e ele nos dirá: Jesus nasceu no dia em que meu entendimento, iluminado pela sua divina graça, me fez saber que Deus é amor.
Dirijamo-nos a Zaqueu, o publicano, e eis o seu testemunho: Jesus nasceu em Jericó, numa esplêndida manhã de sol, quando eu, ansioso por conhecê-lo, subi numa árvore, à beira do caminho por onde ele passava, contentando-me com o ver de longe. Eis que Ele, amorável e bom, acena-me, dizendo: Zaqueu, desce, importa que me hospede contigo. Naquele dia entrou a salvação no meu lar.
Interpelemos Tomé, o incrédulo: Quando e onde nasceu o Mestre? Ele, por certo, retrucará: Jesus nasceu em Jerusalém, naquele dia memorável e inesquecível em que me foi dado testificar que a morte não tinha poder sobre o Filho de Deus. Só então compreendi o sentido de suas palavras: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Apelemos, finalmente, para Dimas, o bom ladrão: Onde e quando nasceu Jesus? Ele nos informará: Jesus nasceu no topo do Calvário, precisamente quando a cegueira e a maldade humanas supunham aniquilá-lo para sempre; dali ele me dirigiu um olhar repassado de piedade e de ternura, que me fez esquecer todas as misérias deste mundo e antegozar as delícias do Paraíso. Desde logo, senti-o em mim e eu nele.
Tal foi o testemunho do passado – tal é o testemunho do presente, dado por todos os corações que, deixando de ser quais hospedarias de Betlém, onde não havia lugar para o nascimento de Jesus, se transformaram, pela humildade, naquela manjedoura, que o amor engenhoso da mais pura e santa de todas as mães converteu no berço do Redentor do mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário