Páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

                               ESPIRITISMO AUSENTE 
Acordei cedo e, antes de ligar o rádio, pedi a Deus uma ajuda para achar o caminho para voltar a divulgar a Doutrina Espírita através de emissoras de rádio aqui na Grande Porto Alegre, haja vista a total ausência do Espiritismo neste meio de comunicação aqui no Rio Grande do Sul.
Há vários dias estive falando com muitos músicos Espíritas de vários Estados brasileiros, uma vez que sempre estamos em busca de suas músicas para mantermos a www.radiomundoespirita.com atualizada, e, estava preocupado com alguns dados referentes às emissoras de rádio de Porto Alegre e área metropolitana, pois lembrava a eles que temos  cerca de 40 emissoras por aqui e que nenhuma delas transmite algum programa sobre Espiritismo. Na verdade, nós Espíritas é que não divulgamos a Doutrina, deixando-a escondida nas bibliotecas e nas Casas Espíritas, achando que está muito bom, que estamos fazendo o máximo pela Doutrina.
E estava passando o dial do meu pequeno rádio, contando as emissoras quando, lá pelas tantas,  perdi as contas ao passar por uma certa rádio e ouvi que algumas pessoas de determinada religião afirmavam, com base na Bíblia, que o ser humano morre e vira pó, só acordando no famigerado Juízo Final.
É a tal ressurreição dos mortos  que não tem fundamento científico e só serve para os filmes horrorosos de Hollywood, em que os cadáveres saem dos túmulos, caindo aos pedaços e atacando as pessoas. Ridícula fantasia e com absoluta impossibilidade de ocorrer. Então, fiquei pensando naquelas pessoas que ouvem uma coisa dessas e naquelas que  acreditam nestas interpretações nada racionais do texto bíblico e mais uma vez lamentei a ausência do Espiritismo nos meios de comunicação. Que explicação pobre e irracional davam eles. Bilhões de pessoas que morreram há milhares de anos viraram pó e estão esperando até hoje pelo tal juízo. Será que, sendo pó, o vento não as levou por aí? Sim, porque o pó dispersa. E nem preciso falar nos micróbios que comem os cadáveres. Ah! mas Deus como é poderoso vai juntar o pó do mundo todo e vai fazer reaparecer cada pessoa, como era antes... E por aí vai a ideia absurda de juntar o pó num passe de mágica e refazer as pessoas com a mesma aparência. É bem mais fácil estudar o Espiritismo e raciocinar sobre as ponderações feitas por Allan Kardec e os Espíritos Superiores sobre nossa origem, onde é nossa pátria original, além das leis que nos regem, como a do progresso, causa e efeito e da reencarnação, por exemplo.
Na questão 149, de "O Livro dos Espíritos", Allan Kardec pergunta aos Espíritos Superiores em que se torna a alma no instante da morte. Eles responderam que a alma retorna ao mundo dos Espíritos, isto é, volta a ser Espírito. E Kardec complementa na questão 150:  Como constata a alma a sua individualidade?  E a resposta foi: - "Ela tem ainda um fluido que lhe é próprio, tomado da atmosfera de seu planeta e que representa a aparência de sua última encarnação: seu "perispírito."
E na questão 152 do mesmo livro, Kardec indaga  qual seria a prova da individualidade da alma após a morte e a resposta dos Espíritos foi:
- "Não tendes esta prova pelas comunicações que obtendes? Se não fosseis cegos, veríeis; se não fosseis surdos, ouviríeis, pois, frequentemente, uma voz vos fala, revelando a existência de um ser fora de vós."
Voltando à ausência do Espiritismo nas emissoras de rádio, quantas coisas ruins acontecem por aqui e no resto do mundo, por desconhecimento ou falta de conscientização do ser humano de que ele é um Espírito dentro de um corpo físico, vivendo aqui no planeta por um certo tempo?
Devido à ausência da Doutrina Espírita, bilhões de pessoas continuam desconhecendo as   leis divinas que devemos observar para vivermos em equilíbrio aqui e no Além.
Se o ser humano souber, tiver consciência, do que é e o que faz aqui na Terra, com certeza ele vai agir de maneira diferente, pois, terá uma visão bem mais ampla de tudo o que o rodeia e o papel que lhe compete realizar. Saberá lidar com todas as agruras que surgirem em seu caminho. Não ficará mais desesperado quando a doença atingí-lo ou a algum familiar. Conformar-se-á com a morte de qualquer um de seus afeiçoados, pois terá certeza de que  eles continuarão vivos no outro mundo.
Compreenderão que todos os eventos fatais e que não tiveram a sua participação,  são determinados pelo Senhor da Vida, que sempre quer o melhor para nós, embora nada compreendamos...
Não sofrerá porque não tem objetos valiosos que em nada modificam a essência de sua vida. Não perderá o tempo e a saúde na busca de coisas que não lhe trazem a verdadeira felicidade.
Sabedor de que é um Espírito, trabalhará para que, num futuro breve, esteja mais aperfeiçoado e livre das mazelas que o infelicitam, como os vícios de toda ordem.
Muitas pessoas, por falta de uma orientação racional e inteligente, diante de afirmações absurdas de representantes de muitas religiões, que não usam a razão para interpretar os textos antigos carregados de simbologia, haja vista que foram escritos para pessoas de milhares de anos atrás, passam a ser descrentes.
É que o ser humano evoluiu intelectualmente de lá para cá, deixando de ser aquela criança intelectual daqueles tempos. Assim são os conhecimentos de hoje. Quem continuar no beabá dos ensinos antigos, sem embasamento científico, sem compromisso com a racionalidade dos tempos atuais está colaborando com a descrença  e incentivando o materialismo.
Hoje temos cerca de 350 milhões de pessoas depressivas no mundo. Por quê?
O Rio Grande do Sul é o líder em suicídios no Brasil, segundo dados divulgados há poucos dias. Por quê?
Milhares se suicidam por inúmeros motivos, tudo porque não têm fé no futuro. Os religiosos disseram-lhes que virariam pó... Então, pensavam e pensam essas pessoas mal orientadas, vamos acabar com tudo, para não sofrer mais. Muitos chegam a matar a família toda para que não sofram. Não têm consciência de que são Espíritos em jornada pela Terra. Desconhecem as leis divinas que nos regem e por isso sofrem, e por isso ficam doentes, e por isso cometem desatinos.
E assim, todos os crimes, todas as violências, todos os desequilíbrios, todas as desgraças provocadas. Tudo parte de um homem sem educação moral, que não é informado do porquê da vida e da sua condição de Espírito eterno, que caminha para a perfeição. Mas, como ele é regido por leis divinas, será responsabilizado pelos excessos que cometer.  E o pior é que, muitas vezes, ele agrava tais sofrimentos ao cometer mais atos nefandos, comprometendo ainda mais o presente e o futuro. Tudo, em grande parte, porque não recebe educação moral. Tudo porque, nós Espíritas não colocamos a candeia no alto para iluminar os que carecem de luz, como ensinava Jesus.
Há mais de 158 anos que a Doutrina Espírita está na Terra. Quem a estuda passa a ter outra visão de si e de tudo o que o rodeia.
E, com certeza, o mundo não ficará melhor enquanto cada um não fizer a sua parte.
Se já obtivemos alguma luz com os conhecimentos Espíritas, não esqueçamos que milhões de pessoas andam pelo mundo feito zumbis ainda não decompostos, prejudicando-se e destruindo-se, sem saber que existe algo bem melhor do que a ignorância que os maltrata e os faz sofrer. O título de  "trabalhadores da última hora" significa que devemos trabalhar mais e melhor para merecer o salário. E a vinha ainda tem muito serviço...  Luiz Alberto 


Nenhum comentário:

Postar um comentário