Páginas

domingo, 17 de junho de 2012


O Programa Espírita no Rádio e a Atitude do Espírita
Justificativa  da Divulgação da Doutrina Espírita pelo Meio de Comunicação Mais Abrangente e Acessível que Existe no Brasil


                                                                         Por que tantas tragédias?

                                                                     Por que não vivemos em paz?

                                                                 Por que há muita violência?

                                                             Por que temos problemas de doenças?

                                                        Por que uns nascem pobres e outros ricos?

                                                    Por que muitas pessoas estão na miséria?

                                                Por que milhões de pessoas praticam o aborto?

                                            Por que grande parte das pessoas são desonestas

                                        Por que as pessoas ficam viciadas em drogas, sexo, bebidas?

                                   Por que coisas ruins e coisas boas ocorrem neste Mundo?

                               Por que nada dá certo para mim ou por que sou infeliz?

               Por que algumas crianças nascem com defeitos físicos e outras com deficiência mental?

                                                                  E milhares de outros “porquês”.

O Espiritismo tem respostas para todos os problemas humanos. Basta que o estudemos.
O Espiritismo nos ajuda a compreender o porquê do sofrimento humano.
Você sabia que, aqui no Rio Grande do Sul, temos pouquíssimos programas Espíritas em rádio? E você sabia que o programa “Espiritismo na Metrópole”, AM 1570, ou, www.radiometropoleam.com é o que atinge maior público, cobrindo um raio de 150 km, a partir da Grande Porto Alegre, na Região Central, na Serra, no Sul e no Litoral do nosso Estado?
O Programa Espírita tem por objetivo colaborar com as pessoas, levando os conhecimentos que o Espiritismo propicia para que o maior número possível delas, que escutam rádio, pois o rádio atinge milhares de pessoas numa vasta região, saibam por que estão aqui na Terra e o porquê do sofrimento humano.
Em nosso Programa Espírita no rádio, fazemos comentários sobre todos os temas que envolvem o ser humano, a fim de mostrar a todos que a Doutrina Espírita veio à Terra por ordem do Ser Supremo e, já havia sido prevista por Jesus há dois mil anos, quando Ele falou, na última ceia, que não poderia ser mais claro, pois as pessoas não estavam preparadas intelectualmente para compreendê-Lo, mas Ele disse que pediria ao Pai Supremo para enviar aos homens o Consolador, que explicaria o que Ele não pode explicar e que traria, também, novos conhecimentos.
Assim, baseado nas obras Espíritas básicas e outras complementares, levamos ao ar, infelizmente por apenas uma hora semanal, conhecimentos importantíssimos para instruir as pessoas que desconhecem o real sentido da Vida. Inúmeras pessoas, desse modo, têm a oportunidade de, com um programa desse gênero, ouvir explicações racionais sobre o porquê da vida, de onde viemos, para onde vamos e o que temos de fazer neste planeta, além de simplesmente sobrevivermos.
Explicamos, no Programa Espírita, porque temos de ser honestos, porque temos que trabalhar, porque temos que estudar, porque temos que ajudar, porque não podemos matar, nem abortar, nem nos suicidar, porque existem leis divinas que regulam nossas atitudes, sejam quais forem elas. Baseados na Doutrina Espírita, levamos ao conhecimento das pessoas o Evangelho de Jesus, com explicações racionais sobre cada frase sua, dando-lhe o seu verdadeiro sentido sob a ótica dos Espíritos Superiores que, desde abril de 1857 vêm orientando os homens, primeiramente com Allan Kardec, ao editar “O Livro dos Espíritos”, primeiro livro básico do Espiritismo, orientado pelos Espíritos Superiores e, posteriormente, milhares de livros psicografados por centenas de médiuns espalhados pelo Mundo.
Levamos, neste Programa, ao conhecimento das pessoas uma série de informações para que elas compreendam o porquê da vida, porque nascemos neste planeta e as leis que regem todos os nossos atos e pensamentos.
Mostramos às pessoas, pelos ensinos Espíritas, que tudo está sob o controle da Inteligência Suprema do Universo, ou simplesmente de Deus, e que o homem vive num mundo conturbado devido ao seu estágio evolutivo, mas que deve fazer esforços para melhorar-se, melhorando desse modo o seu Mundo.
Nosso Programa Espírita é ricamente ilustrado com músicas Espíritas de ótimo nível melódico e informativo, compostas por artistas Espíritas, sublimemente inspirados, transmitindo, através de suas canções, os conhecimentos Espíritas em seus três aspectos de ciência, de filosofia e de religião.
São centenas de músicas Espíritas de grande valor que, em ritmos diversificados, como reggae, mpb, samba, rock, pop, etc, embalam as mentes, levando-lhes mensagens com alegria e com profundidade, incentivando-as a transformarem-se em criaturas melhores, renovando o mundo para a Nova Era que está sendo instalada.
A sociedade somos nós. Não podemos colocar a culpa das desgraças que nos assolam somente nos governantes, que são o espelho da própria sociedade. Eles não conseguem resolver tudo. Os órgãos públicos não podem estar presentes em cada esquina. Cada um de nós pode e deve fazer algo para tornar as nossas casas, as nossas ruas, os nossos bairros, as nossas cidades melhores. Todos podemos ajudar de alguma forma, nem que seja com duas moedinhas, como a viúva pobre que foi enaltecida por Jesus, salientando que, aos olhos de Deus, foi ela a maior doadora, acima de todos os ricos que lá depositaram quilos de ouro. De fato, a quantia não importa, principalmente, se queremos ajudar e não temos recursos amoedados, mesmo porque os talentos que recebemos do Criador não se resumem apenas ao dinheiro, mas ao conjunto de órgãos que podem servir de instrumentos preciosos, como a inteligência, os olhos, os ouvidos, a fala, as mãos, os pés, etc.
Este é o sacrifício mais agradável a Deus, ou seja, o sacrifício do coração, dado com sentimento. E o Espiritismo está aí a nos mostrar que um bom sentimento ou uma boa ação jamais se perdem.
As boas ações são contabilizadas como créditos para aqueles que agem positivamente em prol dos seus irmãos. Além disso, parentes e amigos espirituais dos que são ajudados, passam a interceder pelos que se importaram com os caídos, com os desafortunados, com os que precisavam de uma palavra, de uma orientação, de um alento e que receberam as boas ações, que foram amparados, atendidos e amenizados os seus sofrimentos.
E o Espiritismo está aí para ajudar a melhorar o Mundo. Existem inúmeros Centros Espíritas, baseados em Allan Kardec, espalhados por quase todas as cidades brasileiras e em outros países. Mas estes Centros Espíritas ainda são insuficientes, pois, milhões de pessoas desconhecem a Doutrina Espírita e a mensagem consoladora que ela traz por falta de uma maior divulgação dos seus postulados. Temos, então, que reunir recursos para a divulgação da mensagem dos Espíritos Superiores através de emissoras de rádio.
Bom seria se tivéssemos a nossa própria emissora. E lutaremos para que um dia isto seja realidade. Por enquanto, vamos divulgando esta Doutrina Consoladora em doses homeopáticas, aguardando pela chegada dos trabalhadores da última hora, que estão a despontar de todos os cantos, bastando que os convidemos para integrar o Colégio de Servidores de Jesus neste final dos tempos.
Quando uns poucos perceberem a grandiosidade da nossa missão aqui na Terra, com certeza avançaremos e espalharemos a mensagem do Consolador para todos os quadrantes do nosso pequeno, mas maravilhoso planeta.
Nós, que já compreendemos o que seja o Espiritismo e já o assimilamos, temos o compromisso de divulgá-lo, de mostrá-lo para as pessoas, assim como os primeiros seguidores de Jesus fizeram, sendo multiplicadores da Boa Nova. Posteriormente, Paulo foi o responsável pela difusão do Evangelho aos demais povos que habitavam as regiões ditas estrangeiras.
Passados mais de dois mil anos, temos mais uma Revelação trazida à Terra por ordem do Ser Supremo, sendo necessário levá-la às demais pessoas, para que seja assimilada. Só que os tempos são outros e não podemos prescindir das tecnologias modernas para difundir as ideias Espiritistas. Ao contrário do passado, Deus pede-nos poucos sacrifícios para lhe servirmos. Materialmente falando, o Criador solicita-nos apenas uma parcela dos nossos recursos financeiros para que levemos a Sua palavra aos homens.
Precisamos da solidariedade das pessoas de Boa Vontade para este trabalho. Todos aqueles que já têm noção de que nada nos pertence, pois tudo pertence ao Senhor do Universo, facilmente entenderão que qualquer ajuda financeira contribuirá para que, a mensagem vinda do Alto, atinja a muitas pessoas e elas se transformem em criaturas melhores, mais honestas, mais trabalhadoras, mais respeitadoras, mais cumpridoras dos seus deveres. Esta será a nova Terra, regenerada e direcionada para tornar-se, mais adiante, um mundo feliz.
Certa vez perguntaram a Allan Kardec o que ele faria se tivesse bastante dinheiro, e ele respondeu que empregaria tudo na divulgação do Espiritismo.
Mais recentemente, Emmanuel salientou na obra "Estude e Viva", psicografia do Chico, o seguinte pensamento: "Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade - a caridade da sua própria divulgação".
Jamais solucionaremos os problemas da violência, da criminalidade, da desonestidade, etc., com qualquer tipo de repressão, colocando mais guardas em cada esquina, construindo mais presídios, eliminando os criminosos. Não. Só resolveremos toda esta problemática com a educação moral. E Jesus é o Mestre Incomparável, que ensina o Caminho da Verdadeira Vida. Alguém tem alguma dúvida disso?
As pessoas pensam em guardar dinheiro, de investir nisto, investir naquilo, em passear, se divertir, mas não pensam em investir na Previdência Divina. Temos que ter uma poupança no Céu, como ensinava Jesus, ao pedir-nos que não guardássemos os tesouros da Terra, pois as traças e a ferrugem os destruiriam, bem como os ladrões os roubariam. Ele pedia que ajuntássemos os tesouros do Céu, que ninguém teria acesso e valeriam muito mais. Quando analisamos esta questão, verificamos que podemos viver bem com muito menos e, que, tudo o que excede ao que necessitamos, só nos traz preocupações, tirando o nosso sossego.
E o grande médium Chico Xavier certa feita comentou que “sabemos que precisamos de certos recursos, mas o senhor não nos ensinou a pedir o pão, mais dois carros, mais um avião... Não precisamos de tanta coisa para colocar tanta carga em cima de nós. Podemos ser chamados hoje ao Mundo Espiritual. Tudo o que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em depressão...”
Sim, porque a nossa vida aqui na Terra é passageira. Não precisamos de muitas riquezas sem utilidade que por aí ficam, para que os herdeiros disputem cada moeda, cada pedaço de terra, e se matem muitas vezes, pela sede da posse, que na verdade é uma escravidão, quando não damos um fim útil ao dinheiro. O Evangelho de Jesus é cheio de advertências a respeito do apego aos bens terrenos. Por que? Porque tornamo-nos escravos da matéria, das coisas do Mundo.
Mas podemos ter recursos, viver bem, com conforto, etc, e destinando uma parte às obras de caridade, às instituições sérias que estão voltadas para a promoção humana. E, com certeza, é isto que Deus espera de nós, pois todo aquele que investe na Previdência Divina, está preparando um futuro melhor para si e para aqueles que está a beneficiar. Todos nós que investimos na sociedade de que fazemos parte, em todos os sentidos, futuramente, retornaremos a esta mesma sociedade para colhermos os frutos dos nossos investimentos. Esta é a Lei Divina de Causa e Efeito. Quando temos esta visão de cima, como se subíssemos em uma montanha, podemos descortinar tudo o que se passa nos vales. Assim é a visão Espírita da Vida. Todos estamos evoluindo, trabalhando pelo nosso progresso e pelo progresso de todos. Formamos uma família, a grande família humana. Não podemos pensar somente em nós. Temos que saber que Deus é o Coordenador Geral de tudo, que empresta tudo aos Seus filhos. Tudo lhe pertence. Nossos espíritos, nossos corpos físicos, nossa família, nossos bens, nossos salários, tudo é Dele. São os talentos que Ele coloca em nossas mãos, como ensina Jesus. E nós sentamos, muitas vezes, em cima destas riquezas, perdendo ótimas oportunidades de fazer bom uso desses talentos. O grande exemplo de desprendimento é contado por Jesus, quando aquela viúva pobre viajou por vários dias até o templo de Jerusalém para fazer a doação daquelas duas moedinhas, insignificantes para muitos de nós. Só que para ela era muito. E Jesus diz que, para Deus, ela deu mais do que os ricos que despejaram fortunas na arca do templo.
Sim, temos que começar a abrir a nossa mão, pois tudo o que temos nos é emprestado por Deus. Podemos viver bem, com conforto, com tudo. Só não podemos esquecer de ajudar as boas obras, de investirmos na Previdência Divina. Não podemos esquecer, também, que estamos passando por testes. Testes de ganância, de caridade, de solidariedade, de humildade, etc.
E a nossa existência é bem curtinha. Quando nos dermos conta, terminou. E agora? Sempre é bom lembrar do “choro e do ranger de dentes”. É a consequência das vidas dos egoístas, como a história do homem rico contada por Jesus, sendo que, no final, Deus lhe diz:
Esta noite pedirão a tua alma, e o que amontoaste, de quem será?”
Por isso estamos empenhados em levar o Espiritismo através do rádio e da internet à milhões de pessoas que, indiscriminadamente, nas cidades e nos campos, muitas delas residentes em locais bastante afastados, para que recebam tais informações pelo rádio, um meio de comunicação que ainda é o mais comum, que está ao alcance de praticamente qualquer pessoa, de qualquer nível sócio-econômico.
Não podemos cruzar os braços e deixar tudo como está ou que piore ainda mais. Recebemos de Deus todos os talentos, ou seja, os recursos materiais e intelectuais para o nosso crescimento e o crescimento dos nossos irmãos, que estão na mesma estrada. Não podemos reclamar de um Mundo ruim se não movimentamos um músculo sequer para modificá-lo, para melhorá-lo.
Portanto, faz-se mister que, se já nos contamos entre os homens de Boa Vontade, levemos a nossa contribuição para alavancarmos a causa da Espiritualidade Maior. Se temos alguns recursos, eles nos foram emprestados para alguma causa nobre e não somente para nos deleitarmos, nos regalarmos, como o homem rico da parábola contada por Jesus. Temos que somar energias e recursos para transformarmos o nosso Mundo conturbado num Mundo de regeneração, como está previsto pela Espiritualidade. Contudo, a paz não virá por decreto divino, sem o nosso esforço individual e coletivo, pois Deus não faz mágicas. Ele, o Senhor Supremo, quer que nós construamos o nosso próprio Mundo Melhor, de Paz. É necessário que cada um faça uma pequena parte. Devemos contribuir com nossa parcela, não importa o tamanho dela. O que realmente importa é que o façamos com Amor, não perdendo mais esta oportunidade.
E aqueles que assim o fazem, experimentam imediatamente o sabor da felicidade, e uma alegria imensa os invade, pois, tudo isto vem do Alto, vem de Deus, para recompensar, já aqui mesmo, na Terra, todos os que fazem a Sua vontade, amparando os mais necessitados. E, além disto, jamais faltarão recursos para aquele que distribui a mancheias. Sim, quando entendemos qual é a vontade de Deus e colocamos em execução o que está ao nosso alcance para colaborar com Ele, nossos recursos se multiplicam e nunca escasseiam. Temos que nos entregar ao Pai de Infinito Amor.
Isto tudo é confiar no Supremo Senhor do Universo e entender que, sem Ele, nada seríamos, nada teríamos e nada faríamos.
Para aqueles que já se tornaram Espíritas de verdade, bastaria este pensamento do Dr. Bezerra de Menezes:
"Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos".
Finalmente, gostaria de lembrar a todos que, embora tenhamos tomado a iniciativa de divulgar o Espiritismo através do rádio, pelas razões acima expostas, ficaria imensamente feliz se os Irmãos Espíritas, compreendendo a seriedade do momento em que nos situamos aqui na Terra, se dirigissem à Federação Espírita do Rio Grande do Sul e buscassem sensibilizar a sua direção para que, reunindo todos os esforços possíveis, colocassem a Doutrina Espírita "no ar", mesmo sem a nossa participação, para que, mais efetivamente, colaboremos com Kardec e com Jesus, na gigantesca tarefa de auxiliar a transformar o nosso planeta para melhor, inaugurando o mais breve possível a Nova Era, a Regeneração, para que a paz predomine em nosso Mundo.

Luiz Alberto Cunha da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário