Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012


Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai

                                                      Cap. III, O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec
                                                      Questões 55 a 59; 172 a 188, O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec

 Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver também vós aí estejais. (João, 14:1-3)

Diz-nos Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, que “a casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos. Independente da diversidade dos mundos, essas palavras de Jesus também podem referir-se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade. Conforme se ache este mais ou menos depurado e desprendido dos laços materiais, variarão ao infinito o meio em que ele se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que experimente, as percepções que tenha. Enquanto uns não se podem afastar da esfera onde viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos; enquanto alguns Espíritos culpados erram nas trevas, os bem-aventurados gozam de resplendente claridade e do espetáculo sublime do Infinito; finalmente, enquanto o mau, atormentado de remorsos e pesares, muitas vezes insulado, sem consolação, separado dos que constituíam objeto de suas afeições, pena sob o guante dos sofrimentos morais, o justo, em convívio com aqueles que ama, frui as delícias de uma felicidade indizível. Também nisso, portanto, há muitas moradas, embora não circunscritas, nem localizadas.
E, em O Livro dos Espíritos, Kardec pergunta aos Seres Superiores, na questão 55, se “todos os globos que circulam no espaço são habitados”, tendo como resposta: Sim, e o homem da Terra está longe de ser, como crê, o primeiro em inteligência, em bondade  e perfeição. Todavia, há homens que se crêem muito fortes, que imaginam que somente seu pequeno globo tem o privilégio de abrigar seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que Deus criou o Universo só para eles.
Nestes dois livros básicos do Espiritismo temos explicações muito claras sobre a pluralidade das existências e a pluralidade dos mundos, bem como dos diferentes níveis de Espíritos que habitam cada planeta, de acordo, com o grau de adiantamento de cada um. A transformação da Terra de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração, que nestes últimos tempos várias correntes filosóficas têm anunciado, ao se referirem à Nova Era, consta nestas obras fundamentais da Doutrina Espírita, de modo claro, possibilitando-nos compreender, com racionalidade, que o progresso faz parte da Natureza, sem mágicas e sem fantasias, como anunciou o Espírito Agostinho em 1862.
O Sol está a 150.000.000 de km da Terra. Com um diâmetro de 1.500.000 km, poderíamos colocar 1.000.000 de planetas do tamanho da Terra dentro dele. Atualmente, com os progressos realizados na área astronômica, com sondas viajando pelo espaço, bem como com a construção de telescópios mais potentes, percebemos em cada avanço da ciência quão magníficas são outras estrelas de nossa própria galáxia, tornando nosso Sol uma estrelinha, se colocado ao lado delas. Sirius, Pollux, Arcturus, Aldebaran, Riegel, Eta Carinae, Betelgeuse, Pistol, Antares, Mu Cephei, Vy Canis Majoris, são estrelas que, se comparadas, deixam nosso astro rei do tamanho de um pinhão, enquanto outras estrelas seriam do tamanho de uma pinha e, outras, do tamanho do pinheiro, ou maiores ainda. A estrela Eta Carinae é 5.000.000 de vezes maior do que o Sol. Já a estrela Betelgeuse é 300 vezes maior do que a estrela Eta Carinae. A maior estrela conhecida até o momento, a Canis Majoris, é um bilhão de vezes maior do que o Sol. Nosso astro tem 1.500.000 km de diâmetro, sendo que Canis Majoris tem 2.800.000.000 km de diâmetro. Se tomássemos um avião e fôssemos fazer a volta nesta estrela, com velocidade de 900 km/h, levaríamos 1.100 anos para completarmos apenas uma volta nela. E, segundo muitos cientistas, existem estrelas ainda maiores do que a Canis Majoris em outras galáxias...
O Espírito Humberto de Campos relata a visita que fez ao planeta Marte, que o deixou extasiado, não só pela beleza do local, como também pela mansuetude e inteligência de seus habitantes, que não se alimentam de animais. Conta ele que a paz já se estabeleceu neste planeta, que é considerado belicoso por nós, mas, na verdade, somos nós, os terrícolas que gostamos de guerras.  Os marcianos têm telescópios tão poderosos que chegam ao extremo de examinar as vibrações de ordem psíquica na atmosfera da Terra. Os marcianos sentem-se incomodados pelas influências nocivas da Terra, o único orbe de aura infeliz nas suas vizinhanças mais próximas e, desde muitos anos, enviam mensagens ao nosso planeta, através de ondas luminosas. (Novas Mensagens, Espírito Humberto de Campos, médium Chico Xavier)
Outro Espírito que visitou Marte e fez semelhantes descrições foi Maria João de Deus, confirmando os relatos do Espírito Humberto de Campos a respeito da paisagem de Marte e do nível evolutivo do povo marciano. (Cartas de Uma Morta, Espírito Maria João de Deus, médium Chico Xavier)
Vejam como o Espiritismo tem contribuído para o esclarecimento da Humanidade terrestre. Quanto temos a ganhar ao nos voltarmos para a Espiritualidade que, há mais de 155 anos, transmite-nos informações interessantíssimas a respeito não só do mundo espiritual, mas também do nosso e de outros mundos do Universo. São conhecimentos trazidos por Espíritos com vários serviços prestados, consagrados, como também, por médiuns idôneos, sem interesses materialistas, com o único objetivo de colaborar com a raça humana.
Ao referir-se às muitas moradas da casa do Pai, o Espírito Públio ensina que, “considerada a mãe Terra como o ponto de passagem da infância bisonha para a adolescência, podemos afirmar que nós, que estamos estagiando no orbe, somos Espíritos infantilizados pelo pouco conhecimento e pelo pouco domínio de nossas próprias forças. Como Espíritos infantis ou rebeldes, acomodados ou cheios de caprichos, a Terra é a etapa generosa da vida que nos permite a evolução dos comportamentos geniosos, mimados, dengosos, para uma realidade mais universal e positiva, fazendo com que os Espíritos ali sejam despertados para responsabilidades que julgavam nunca ter que assumir. Por enquanto, a Terra é a classe da balbúrdia e das rebeldes crianças bagunceiras. No entanto, nela aprenderemos lições importantes, tais como: Termos que cuidar do nosso uniforme, que é o nosso corpo físico. Termos que nos levantar da inércia, para atender às necessidades materiais e alimentares. Termos que nos virar sozinhos, deixando no mundo invisível os amigos que nos apóiam e nos estimulam. Termos que dividir a carteira com os outros, que são os irmãos da jornada humana. Termos que chegar no horário da aula, aprendendo a regular nossas rotinas de Espirito, disciplinando nosso voluntarismo.  Todavia, acima e além disso tudo que aprendemos, desenvolvemos na classe primária da Terra a noção de responsabilidade pessoal e de autoridade moral, quando identificamos que, acima do professor bom e generoso, que nós não acatamos nem obedecemos como deveríamos, na escola existe... a Diretoria. Na Terra, temos o pré-primário no qual desenvolvemos as noções importantes para a alma a fim de que, nos mundos melhores, depois de termos assimilado as importantes lições que nos orientam os passos iniciais, passemos a colaborar mais e melhor com os professores, a respeitá-los e admirá-los, ao mesmo tempo em que paremos de ter medo do Diretor, nos esforçando para sermos seus fiéis e devotados servidores, a benefício do bem-estar e do equilíbrio de toda a escola do Universo que Ele criou e dirige.
Celso Martins conta-nos que, Jerônimo de Praga, sacerdote, físico e grande sábio, teve a audácia, a petulância, o atrevimento de afirmar, em uma de suas obras, a pluralidade da vida, bem como a dos mundos habitados. Por esse ato impensado, por essa abusada ousadia, foi condenado pelo Concílio de Constança, iniciado em 1414 e encerrado quatro anos mais tarde, porque à época, havia três papas (Gregório XII, Benedito XIII e João XIII), cada qual excomungando os outros dois, tidos e havidos  como heréticos, daí a demora da condenação de Jerônimo de Praga, discípulo de Jan Huss, o mesmo Espírito que foi Elias e, mais tarde, Allan Kardec. (E o Mundo Não Acabou, Celso Martins)
Para Antonio Fernandes Rodrigues, “quanto mais se aperfeiçoa e se aumenta a potencialidade dos telescópios, mais nos aprofundamos no incomensurável da criação Divina. Hoje já se conhecem  bilhões de galáxias no infinito. Já se sabe que elas  são constituídas em grupos de galáxias, como se fossem agrupamentos de pessoas ou famílias, sendo que alguns desses aglomerados são formados de dez mil galáxias. Quanto mais avançamos no infinito, mais nos admiramos da criação do Universo, mais nos maravilhamos com a grandiosidade da criação Divina. Temos que lembrar, entretanto, que os sábios da Terra ainda se igualam às crianças, comparando-os com os dos mundos felizes, sem considerar os Espíritos Superiores que vivem nas esferas mais elevadas. Camille Flammarion num de seus livros diz-nos que, dialogando com sábios de um mundo superior ao nosso, eles comentavam as descobertas dos seus grandes cientistas, quando ele aparteou os anfitriões, dizendo que na Terra também havia grandes mestres, citando alguns. Mas, ao invés de ouvir elogios aos nossos grandes cientistas, filósofos, etc, ouviu a seguinte frase: Todos eles reunidos não saberiam o mesmo que sabe qualquer criança de nosso mundo. (Reflexões Doutrinárias, Antonio F. Rodrigues)


3 comentários:

  1. E agora a ciência já está mostrando que em Marte não tem nada além de rochas e algumas evidências de que um dia houve água. Espíritos mentirosos? Ou será que o mentiroso é quem os inventou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora, a ciência da Terra só confirmou as informações Espíritas. Antes de chamar os Espíritos Superiores de mentirosos, que tal estudar alguns livros Espíritas, começando pelos livros do Allan Kardec? Ademais, o nível de inteligência terrícola está muito abaixo dos marcianos, como também as combinações atômicas e moleculares são diferentes. Coloque um robozinho no meio do Saara e veja o que ele encontra por lá: só areia. Em Marte foi a mesma coisa. É preciso que o amigo tenha um pouco de paciência, pois, em pouco tempo será possível uma comunicação entre os dois planetas. Aguarde!

      Excluir
    2. Herbert, nossos cientistas buscam encontrar a partir dos nossos modelos de vida. Isso não está certo! Outros pplanetas, energias mais sutis, menor densidade, não há como fotografá-los ou tateá-los. Eles nem se interessam na aparição pois preferem se manter assim. Nosso nível moral está aquém desse contato. Ainda predomina na Terra muitos interesses que tendem mais ao poder do que por evolução e paz. Dessa forma, resta-nos buscar nosso aperfeiçoamento moral e espiritual para, quem sabe assim, algumas respostas conseguirmos. Paciência!

      Excluir